02/02/2015

Como você pode ajudar na economia de água?

Não seja omisso! Torneira pingando o dia inteiro gasta 46 litros de água:

Como você pode ajudar na economia de água?
1. Banho rápido
Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 10 minutos) economizam água e energia. Ao se ensaboar o chuveiro deve estar desligado.

2. Escovando os dentes ou se barbeando
Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta até 25 litros de água. Então, você deve fechar a torneira enquanto escova os dentes ou se barbeia.

3. Torneira fechada
Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.

4. Descarga
Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário. Não use o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro. Sempre observe se a válvula da descarga não está com defeito, pois poderá haver vazamento.

5. Lavando a louça
Primeiramente limpe bem os pratos e panelas e jogue os restos de comida no lixo. Ao lavar louças não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez.

6. Lavando a roupa
No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros. O melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar e manter a torneira fechada. E que tal aproveitar a água do enxágüe para lavar o quintal?
Ao utilizar máquina de lavar, use ela cheia ou se for menos roupa acione o botão para encher somente a metade do volume. Não use a máquina vazia (com pouca roupa). Utilize a lavadora no máximo três vezes por semana.

7. Lavando o carro
Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!

8. Limpeza de áreas externas
Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde de água (assim você economiza até 250 litros de água).

9. Jardim
Durante racionamento o correto é aguar o mínimo possível, apenas para não deixar que a planta morra. Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, no inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou no fim da tarde. Nunca regue com o sol quente, pois perde-se água com a evaporação. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

10. Vazamentos
Verifique os vazamentos gerais da sua casa, tanto em canos como em torneiras. Fazer consertos e manutenção regulares evita o desperdício de água. A natureza agradece. Se você não está usando água no momento, mas o hidrômetro estiver consumo, pode ser sinal de vazamento em algum lugar ou presença de ar no cano de entrada (existem alguns equipamentos e evitam a entrada de ar).

11. Piscina
Durante racionamento o correto é não ter gasto de água com a piscina. Em tempos normais tratar a água da piscina para não precisar trocar com freqüência. Outra dica é cobrir a piscina com lona enquanto não ocorre o uso, para evitar a evaporação ou até mesmo sujeira.

O desperdício de água pode por fim ao nosso sossego e à nossa comodidade.

Pequenas ações individuais são a maior força transformadora e eficaz que se conhece.

Ter uma atitude consciente em relação aos nossos hábitos de consumo é a melhor (e talvez a única) maneira de se mudar o mundo.

Repense, reutilize, reduza, recicle, economize para garantir o futuro das próximas gerações, e lembre-se: se a água acabar, de nada adiantará a pessoa ter dinheiro. A água vale mais do que dinheiro, não adianta você só gastar porque acha que tem dinheiro. Portanto, ECONOMIZE!


Fontes:
http://www.ibama.gov.br/setores-ibama-df/agua
http://www.tjse.jus.br/euajudooplaneta/index.php/ecodicas/agua
http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/torneira-pingando-desperdica-46-litros-de-agua-em-um-dia/
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/economia_agua.htm
http://flores.culturamix.com/dicas/quando-regar-as-plantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários ofensivos.
Obrigado.
Deus te abençoe.